Receba o Informativo por email




3 Informações sobre Falência

A grande crise econômica no país pode acabar levando muitas empresas a uma situação de endividamento que inviabiliza o prosseguimento das atividades.

Mas como saber quando recorrer ao processo de falência de uma empresa?

Quando que ocorre a falência de uma empresa? ⠀
Falência é decretada em certas situações em que é verificada a insolvência do empresário, ou seja, quando os ativos da empresa são insuficientes para quitar as dívidas contraídas. Em caso de sociedade, todos os membros têm obrigações com relação às dívidas conforme sua participação na empresa.

Quem pode requerer a falência? ⠀
O credor empresário com cadastro regularizado na Junta comercial e também o próprio devedor (autofalência). No caso desta última, as consequências são diferentes. Assim que for deferida pela Justiça, resulta na suspensão das execuções.

Efeitos da Falência
- Encerramento das atividades da empresa e todos os bens serão liquidados para o pagamento das dívidas. Estes bens, passarão ao controle de um administrador judicial.
- Os sócios não estarão mais autorizados a fazer a retirada de qualquer valor correspondente às suas quotas.
- O empresário falido não poderá exercer atividades empresariais enquanto durar o processo;

O empresário deve, juntamente com sua equipe contábil jurídica, decidir quando deve recorrer ao processo de falência da empresa. A solicitação é composta por diversos documentos que irão comprovar a situação econômica da organização.