Facebook Share Button
Receita intima suspeitos de sonegação fiscal

Começou no dia 23/03 a intimação pelos auditores da Receita Federal de 1.470 contribuintes com indícios de sonegação fiscal. O maior contingente de intimados está em São Paulo, com 494 contribuintes, seguido por Minas Gerais (177). Ao todo, são R$ 475 milhões em dívidas com a União, segundo informações da Agência Brasil.
 
A Receita Federal deve realizar outras três operações do gênero neste ano, incluindo intimações a pessoas jurídicas. Os contribuintes que se anteciparem ao Fisco até a data das autuações para regularizar a situação estarão livres das multas, que podem variar de 75% a 150% do valor das dívidas. Muitos desses contribuintes têm mais de uma fonte de rendimentos sujeitas a imposto, mas não declaram todos os valores à Receita.

A Receita também está atenta aos contribuintes que tiveram despesas com cartão de crédito incompatíveis com a renda pessoal declarada ou que não declaram renda, mas utilizaram o cartão nas compras. Estão no radar do Fisco, também, sócios de empresa ou titulares cujas movimentações financeiras são discrepantes com a declaração. Quem não declarou a renda com aluguéis também foi acompanhado pelo Fisco. Além disso, o proprietário rural que apresentou renda inferior ao gasto com insumos, por exemplo, também foi investigado. A Receita verificou, por meio da declaração das empresas fornecedoras de adubos e defensivos agrícolas, se houve incompatibilidade nas informações.

No grupo que será intimado estão, ainda, pessoas físicas que foram omissas ao não declarar seus rendimentos, mas realizaram compras de grande valor no ano passado. O contribuinte que declarou empréstimos acima da renda para justificar variação patrimonial também não escapou da Receita Federal. As informações são da Agência Brasil.